Vagnersilva

Classifique os sistemas em abertoXfechado, simplesXcomplexo, adaptávelXnão-adaptável, permanenteXtemporário:

- Sistema Solar
Aberto de acordo o ponto de vista, pois pode se fazer descoberta de novos planetas e os mesmo ate mesmo se incluir ao sistema solar….
complexo, não adaptável, permanente……….

- Sistema de transporte
- Sistema sangüíneo
- Sistema Folha de Pagamento
Sistema de transporte
*aberto;
*complexo;
*adaptável;
*permanente.

Sistema sanguíneo
*fechado;
*complexo;
*adaptável;
*permanente.

Sistema folha de pagamento
*aberto;
*complexo;
*adaptável;
*temporário

Data 06/02/2013 - Tarde

Administração de Sistemas de Informação - ESTUDO DE CASO – 001
A UPS Concorre Globalmente com Tecnologia da Informação. A United Parcel Service, UPS , a maior empresa do mundo em distribuição de encomendas por ar e por terra começou em 1907 em um cubículo de porão. Jim Case e Claude Ryan, dois adolescentes de Seattle munidos de duas bicicletas e um telefone, prometiam "o melhor serviço e o preço mais baixo", A UPS usa essa fórmula de sucesso há mais de 90 anos.
Hoje, a UPS entrega mais de três bilhões de encomendas e documentos por ano nos Estados Unidos e em mais de 200 outros países e territórios. A empresa tem conseguido manter sua liderança nos serviços de entrega de pequenas encomendas, mesmo com a concorrência acirrada da Federal Express e da Airborne Express, investindo grandes recursos em tecnologia de informação avançada. Durante a década passada, a UPS aplicou mais de um bilhão de dólares por ano em tecnologia e sistemas para aprimorar o atendimento ao cliente e, ao mesmo tempo, manter os custos baixos e simplificar e alinhar suas operações como um todo.
Usando um computador de mão chamado Delivery Information Acquisition Device (DIAD), os motoristas da UPS registram a assinatura do cliente automaticamente, além de informações sobre retirada e entrega de encomendas e cartão de ponto. Em seguida, eles conectam o DIAD ao adaptador especial existente em seu caminhão, um dispositivo que transmite informações
e está ligado à rede de telefones celulares. (Motoristas também podem transmitir e receber informações usando o rádio interno do DIAD.) A informação de rastreamento da encomenda é então transmitida à rede de computadores da UPS para armazenagem e
processamento pelos computadores centrais da empresa, localizados em Mahwah, Nova Jersey e Alpharetta, Geórgia. Daí em diante, a informação pode ser acessada mundialmente e fornecer recibos de entrega aos clientes ou responder a suas perguntas.
Por meio de seu sistema automático de rastreamento, a UPS pode monitorar as encomendas durante todo o processo de entrega. Em vários pontos ao longo da rota entre remetente e destinatário, um leitor de código de barras verifica informações de expedição contidas no rótulo do pacote, que são passadas para o computador central. O serviço de atendimento ao cliente pode
verificar a situação de qualquer encomenda em seus computadores ligados aos computadores centrais e responder imediatamente às perguntas dos clientes.
Estes também podem acessar essa informação no site Web da empresa usando os próprios computadores ou equipamentos sem fio, como pagers e telefones celulares.
Quem tiver uma encomenda para enviar poderá acessar o site Web da UPS para rastrear encomendas, verificar rotas de entrega, calcular taxas de expedição, determinar o tempo de trânsito e programar uma data para a empresa retirar a encomenda. Qualquer empresa, em qualquer lugar, pode usar o site Web da UPS para contratar expedição de mercadorias e combinar a cobrança direta em sua conta bancária ou por cartão de crédito. Os dados coletados no site Web da UPS são transmitidos ao computador central da empresa e retornam ao cliente depois de processados. A UPS também fornece ferramentas que habilitam seus clientes
como a Cisco Systems a incorporar a seus sites Web algumas funções da UPS, como rastreamento e cálculos
de custo, de modo a poder rastrear encomendas sem precisar acessar o site da UPS. A empresa criou um novo serviço, denominado UPS Document Exchange, para entregar documentos empresariais eletronicamente usando a Internet. O serviço oferece alto grau de segurança e rastreamento para esses importantes documentos.
Recentemente, a UPS montou uma subsidiária chamada UPS e-Logistics para fornecer a empresas de Internet um pacote completo de serviços padronizados por um custo muito menor do que o de montar os próprios sistemas e infra-estruturas. A UPS e-Logistics oferece às empresas que optam por seus serviços uma rede de centrais de distribuição, armazenagem,
processamento de pedidos, controle de estoque, serviços de transporte, gerenciamento de devoluções e centrais
de atendimento ao cliente, para que elas possam se concentrar apenas em aceitar pedidos por seus sites Web.

Questões:
1- Quais são as entradas, o processamento e as saídas do sistema de rastreamento de encomendas da UPS?
Resposta:
Entradas: assinatura dos clientes, cartões de dados e o próprio faturamento da empresa.
Processamento: dados dos clientes que são transmitidos para um computador, e rastreados por cliente, data, motorista, e outros critérios, para que haja uma entrega eficiente de pacotes aos clientes.
Saída: controle dos pedidos ainda em rota, relatórios.

2- Quais são as tecnologias utilizadas?
Resposta:
Computadores de mão (DIAD- Delivey Information Acquisition Device), redes sem fio de comunicação, um computador central na UPS, tecnologia de armazenamento para os dados de entrega de pacotes, software de rastreamento de pacotes, cálculo das taxas, manutenção de contas de clientes.
O uso de DIAD, para capturar automaticamente assinaturas dos clientes.
Rastreamento de pacotes enquanto estão sendo transportados.

3- Qual a relação entre essas tecnologias e a estratégia empresarial da UPS?
Resposta:
Interligação de tecnologias que de maneira continua mantém o controle nas mãos na Empresa UPS, e também dá condição ao cliente de acompanhar seu pedido enquanto ainda está em trafico.
A estratégia empresarial da UPS tem se mantido a mesma a mais de 90 anos, que é prestar um serviço de qualidade com taxas mais baixas e essa estratégia tem sido alcançada pela UPS através do investimento em tecnologia de ponta.

4- O que aconteceria se essas tecnologias não estivessem disponíveis?
Através do advento dessas e de outras tecnologias que virão tornou todo o processo mais eficiente e rentável à UPS, na falta das mesmas o tempo e o recurso dispendido seriam potencialmente maiores. Pode-se afirmar que a UPS não seria a empresa competitiva e rentável que é se não aplicasse em avanços tecnológicos, para tomarem decisões estratégicas e assertivas no seu ramo de negócios.

Data 07/02/2013

Faça uma lista dos principais sistemas computadorizados que você conhece na organização em que você trabalha (ou em alguma que você conheça) e procure agrupá-los segundo as categorias apresentadas. Mesmo sem o aprofundamento teórico faça esta lista e chame-a de Lista Zero.

Resposta
Lista Zero
SGE - Sistema de Gestão Escolar (SIG - Sistema de Informação Gerencial)
Diário Eletrônico - SPT (Sistema de Processamento de Transações)
Livro de Ponto - SPT
Almoxarifado - SPT
Contas a pagar - SPT
Contas a receber - SPT
Contabilidade Geral - SPT

Lista Um
SPT's
*Diário Eletrônico
*Almoxarifado
*Contas a pagar
*Contas a receber
*Contabilidade geral
*livro de ponto

Lista Dois
SIG
SGE - Sistema de Gestão Escolar

Lista de Informação da Minha Organização
Livro de Ponto - SPT
Almoxarifado - SPT
Contas a pagar - SPT
Contas a receber - SPT
Contabilidade Geral - SPT

Resumo do artigo
A necessidade que têm as organizações de aprimorar seu processo de gestão, face ao anseio de otimizar o desempenho e garantir o cumprimento de sua missão, faz com que seus administradores busquem alternativas na tecnologia da informação. O sistema de informações executivas é uma ferramenta que direciona o gestor a ações que buscam contribuir para esse fim.
Dentro desse contexto, o presente artigo objetivou realizar uma incursão teórica nas características de um sistema de informações executivas, além de fazer algumas reflexões sobre sua aplicação no processo de gestão empresarial.
Observa-se que, normalmente, há falta de integração entre os sistemas de informação das organizações, além de dificuldade dos gestores no acesso às informações contidas nestes sistemas.
Assim, as características desejadas pelos gestores podem ser encontradas em um sistema de informações executivas, desde que seja adaptado às suas necessidades.

EXERCICIO DIA 08/02/2013-MANHÃ…….

Gestão por Função X Gestão por Processo no meu local de trabalho-VAGNER PEREIRA DA SILVA

Características analisadas

Capacitação dos indivíduos: Voltada ao ajuste da função que desempenham / especialização (O. FUNCIONAL)
Escala de valores da organização: Comunicação e transparência no trabalho gerando clima de colaboração mútua (O.PROCESSOS)
Estrutura organizacional :Estrutura hierárquica.Departamentalização Vertical (O.FUNCIONAL)
Medidas de desempenho :Foco no desempenho de trabalhos fragmentados das áreas funcionais (O.FUNCIONAL)
Alocação de pessoas :Times de processos envolvendo diferentes perfis e habilidades (O PROCESSOS)
Autonomia operacional :Tarefas executadas sob rígida supervisão hierárquica (O.FUNCIONAL)
Avaliação de desempenho:Centrada no desempenho funcional do indivíduo (O.FUNCIONAL)
Cadeia de comando:Forte supervisão de níveis hierárquicos superpostos (O.FUNCIONAL)

RESUMO DO FILME:O Encontro de Paradigmas em "Ponto de Mutação" (Fritjof Capra)-ATIVIDADE DA MANHÃ-08/02/2013

O discurso do filme é claro: há a necessidade urgente de renovar as relações sociais, políticas e econômicas. O velho paradigma cartesiano incutido na sociedade deve ser colocado de lado, à medida que a ciência apresenta a todos a inexatidão dos fatos, a imprecisão da matéria, as incertezas do mundo quântico.

Trabalhar com as incertezas torna-se um desafio para a humanidade. Não há medidas exatas, há sim aproximações. Edgar Morin, com a Teoria da Complexidade, deixa claro o desafio lançado pelos novos conhecimentos oriundos da física quântica, dos desdobres recorrentes da Teoria da Relatividade de Einstein. Ensinar a lidar com as incertezas é o desafio a ser vencido.

Novos valores e novas formas de ver o mundo são colocados em frente aos olhos da sociedade. O diálogo desenvolvido ao longo do filme apresenta a todos as implicações de uma visão fragmentária e individualista do mundo. Questões como destruição do meio ambiente, exploração oriunda de grandes potências econômicas, consumismo desenfreado, desigualdades, preconceitos políticos e raciais são resultados de uma visão essencialista, tipológica, uma visão onde se assume que há o certo e o errado de maneira inexorável.

O paradigma newtoniano-cartesiano foi de grande serventia para a humanidade, e isso Capra deixa claro em seu discurso, refletido nos diálogos dos personagens do filme. Porém, esse paradigma apresenta-se desgastado frente aos novos adventos científicos e necessidades da complexa rede de interação social em um mundo interconectado 24 horas. Um paradigma de mais de 400 anos, que outrora serviu para libertar a humanidade de tempos difíceis, onde o obscurantismo e misticismo imperavam, foi superestimado em sua concepção. Perpetuo-se o valor cartesiano em nossa sociedade, passando pela ciência até a metodologia de ensino nas escolas e universidades. O modo fragmentário de se ver os problemas sociais, comumente encontrado nos discursos políticos, é oriundo desse paradigma.

O filme propõe, então, uma nova maneira de falar, encarar, analisar, discutir o mundo. Capra atenta para a necessidade de a humanidade enxergar os eventos de forma inter-relacionada. É a partir da inter-relação entre as diversas partes componentes da sociedade é que problemas e soluções emergem.

Ao final, Capra deixa claro que o futuro da humanidade passa pela necessidade da mudança da visão de mundo de um paradigma cartesiano/estruturalista/fragmentário para um paradigma que observa as mais diversas relações homem-sociedade e homem-natureza de maneira sistêmica, como resultado de inter-relações que se retroalimentam e interagem constantemente, mesmo que imperceptíveis em uma primeira análise superficial. Capra lança uma hipótese ambiciosa: a Teoria Gaia*. Assim, a Terra seria capaz de criar as condições necessárias para a sua própria sobrevivência, se comportando como um organismo vivo com todas as suas devidas características. O “ponto de mutação” proposto pelo autor reside nesse momento de transição entre os paradigmas newtoniano-cartesiano e emergente-sistêmico.

É possível dizer que o filme mostra-se instigante, apesar da dinâmica dos diálogos se mostrar monótona. Ainda assim, contribui de maneira significativa na introdução dos conceitos pertinentes ao paradigma emergencionista, onde o mundo é visto e analisado sobre as suas mais diversas faces. Contudo, a forma como são colocadas as ideias no filme, acabam por levar ao público – de forma sutil - à conclusão de que a ciência newtoniana-cartesiana tornou-se obsoleta, quando na verdade, todos os paradigmas científicos (estruturalismo, pós-estruturalismo e emergencionismo) pressupõem sua importância dentro de seus devidos campos. Apesar da densidade dos diálogos, a apresentação das ideias da obra literária de Capra são bem traduzidas pelo filme, deixando “tilintares” de reflexão na cabeça de quem proveitosamente aventurar-se a vê-lo.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License